Ser quem se é


Olho-me no espelho e pergunto-me: "Quem sou eu?" Tímida olho-me e vejo um rosto de criança que ora se encolhe e se sente perdida, ora vejo o entusiasmo de quem tem um mundo cheio de tanto por descobrir, insaciável de vida. Quer mais, quer saber quem é aquele rosto curioso que olha no espelho de si para si.

E este fim de semana a palavra de ordem foi "colocar sonhos em ação, realizar sonhos, concretizar projetos, fazer". Mas mais do que isso, o que ressoou foi a expressão "Ser quem se é". Simples, não é?!

Mais do que tudo, o importante é ser-se quem se é. Mas se eu não sei quem sou, como posso ser quem sou, na condição inalienável de não poder ser outra coisa senão quem sou, pela simples razão de existir no corpo que habito.

Talvez se fale de encontrar a nossa própria verdade e ser fiel à nossa vontade, mesmo que não agrade a todos. Mesmo que o caminho possa ser árduo... importa a fé que nos move, o acreditar.

É um trabalho de subtração, como diz o meu querido amigo Nuno Michaels. Para chegares mais perto da tua essência, simplifica, concentra-te no simples acto de respirar. Algo tão simples, natural e intrínseco, mas tão valioso. Esqueces-te de respirar e morres. Será isso chegares mais perto de ti...Subtraíres todas as "merdas" que te atrapalham, inibem e te impedem de te manifestar como és. Ah, e tal porque tenho medo, porque se for fazer o que gosto, não tenho o suficiente para pagar as despesas, ah porque tenho medo de falhar, ah porque os outros podem não gostar de mim.... Há sempre uma desculpa para tornar o simples, difícil.

Será por isso que olhar ao espelho e ver-me torna-se difícil. Será por isso que a vida me mostra em tantos espelhos, nas vidas com que me vou cruzando e me vou refletindo. Se nada está fora de mim e somos todos partes uns dos outros, vou-me completando como um pequeno, grande puzzle que vai juntando peças e mais peças. Tudo me toca e vou tocando também. A maneira como reajo com os outros mostra muito da maneira como me trato. Se com carinho ou agressividade. A tolerância e compreensão.

As vidas, as histórias, as circunstâncias com que a vida me brinda vão-me mostrando quem sou a cada momento, não que tenha de me rotular como sou uma pessoa assim ou assado. Simplesmente sou, porque existo e vou sendo o melhor que consigo ser a cada momento e 24horas sob 24horas às vezes é fácil outras nem tanto. Sou sempre quem sou ainda que seja uma mentira, pois essa mentira mostrar-me-á o lado da minha verdade quando for o momento de me olhar com esses olhos de amor e compaixão.

Há momentos em que apetece desaparecer, fazer uma cova bem funda, enfiar-me lá dentro e tapar bem, para que não dêem por mim. Tudo parece correr mal, tudo parece não fazer sentido. Questionamo-nos sobre o propósito de estar vivos, quando nada parece certo. Mas ainda assim há algo que nos prende à vida, mesmo quando a vontade de permanecer parece tremida. Não há explicação, mas nesses momentos trémulos, vem uma força que nem se sabe bem de onde que nos segura e nos empurra para a frente e nos mantém a caminhar.

Quando esses momentos de trepidão acalmam e se sucedem outros de maior sossego e paz parecem que apagam os outros, como se nunca tivessem existido, pois que reina a satisfação e plenitude. O importante mesmo será perceber o movimento, que ele existe e que a vida é este mover, a eterna mudança, a transição entre o dia e a noite, nada permanece.

Sê quem és quando te dói, se é dor que sentes vive essa dor, mas não te apoderes dela ou vais traduzir a vida como dor. Se é prazer e alegria que sentes viva-a, mas não te agarres também a este estado ou vais atribuir esse signficado à vida. É um "between", nem é carne, nem é peixe, mas podendo comer ambos poderás ter uma alimentação equilibrada e saudável. Ah e também há legumes, fruta e outros, tipo roda dos alimentos ou será a roda da vida?!  Ou uma roda viva :) Ora cá está uma boa tradução: Ser quem se é, é uma roda viva!



Comentários