E quando o futebol é o pretexto para fazer o amor...

Foi dia de jogo. Portugal ganhou!
É bom sair à rua e assistir ao povo unido. Que a ligação existe, que há uma força invisível que nos liga.

Percebemos que vestimos a mesma camisola. Há uma aliança comum que nos une. A pátria, um país e nem que seja por uns minutos ou umas horas há uma capa invisível que nos envolve e torna família a este povo que se diz português. O hino que se canta em uníssono, as palmas de apoio para uma televisão, como se os jogadores do outro lado estivessem a ouvir. E de repente todos os "estranhos" à nossa volta são amigos e família e falam contigo como se sempre tivesses estado lá.

Por breves instantes um povo consegue sentir este misto de pertença e ligação sob o pretexto de um jogo, de uma modalidade, o futebol, que tem tanto de grandioso como de feio, pelas obscuridades de milhões e de jogos de interesse que ocorrem nos bastidores, ou não estivéssemos nós a viver num mundo capitalista, movido por cifrões.

Mas onde há luz, há sombra para que possamos conhecer a contraparte. De outra forma não teríamos como distinguir e valorizar. A polaridade ajuda-nos a crescer, a distinguir e evoluir.

Faz-nos ver que se é possível unir nações com um "futebol entertainament" apenas ter-se-á que trabalhar na receita para unir o povo por mais tempo do que uns breves minutos e horas. É possível, temos mais em comum do que aquilo que nos separa. Apenas temos de recordar isso. E estes flashes fazem-nos lembrar isso. Que conseguimos pôr o nosso coração a pulsar ao mesmo ritmo.

E um dias as fronteiras quebrar-se-ão e não haverá mais fronteiras entre o coração dos homens. A tua existência é importante para a minha existência, coexistimos e precisamo-nos. Somos interdependentes para que possamos ajudar-nos mutuamente a nos amarmos melhor, a desabrochar o potencial que nos habita. Para que cada um possa irradiar o seu brilho único e iluminar.

Quando te amas fazes a paz, porque em ti está a paz e ao emanar a tua paz, pacificas a tua envolvente. Agora imagina cada um e todos a viver essa paz, como poderemos todos ter um mundo tão mais amoroso e belo. Está nas tuas mãos. Só tens de fazer a tua parte.... E já estarás a contagiar.
Grão a grão e passinho a passinho o caminho vai-se fazendo. Confia. Acredita!

Não importa se Portugal ganha o jogo ou não. Não se trata de ganhar troféus, prestígio ou fama, apenas unir corações a fazer o amor e a paz. Que belos filhos nascerão desta fecundação 😍 Não serão filhos de uma nação, serão filhos do mundo.



Comentários