As visitas



Porque achas que tens de sair de casa e receber pessoas para teres visitas?

A visita pode-se dar com presença externa ou interna.

Digamos que o cruzamento de vários contactos lhe foram proporcionando a visita ou as visitas por novas paisagens e habitantes.

Olhar de frente para uma jogada impulsiva, aparentemente desprovida de significado viera abrir um campo minado... e aí a vontade de fugir revelava-lhe a tensão que emergia dentro. E que irritação era aquela, em que lugar morava dentro de si? Esta era uma visita inesperada. 

Resolveu convidá-la a entrar e servir-lhe um chá. E a clareza começava a vir à medida que mexia o chá. Não quis saber dos significados, dos rótulos. Mandou para fora o enrolhado que tinha dentro. E algo se acomodou. E o chá tragou-se quente, provendo conforto.

E os mensageiros entram-lhe pela casa dentro através do Youtube (ahhhh), a brisa certa através das palavras, entregues em espanhol.

E falava de Amor. Amar o que é, amar o que somos, amar o outro que se apresenta na forma como surge e como são. E sabemos que apesar de linda a mensagem, esse é o curso e o percurso, tantas vezes desafiador. Começando pelo próprio.

E a mensagem falava da fantasia criada pelo individuo ao querer  definir, catalogar a auto-estima, seja ela baixa ou elevada. O que é isso de ter auto-estima?

E a auto-estima é a capacidade de aceitar  tudo o que nos visita e principalmente o que não gostaríamos que nos visitasse. Afinal quem gosta de ser visitado pela vergonha, nojo, inveja, comparação, ciúmes e tudo o que nos provoca e desassossega?

E dar voz ao que dói, significa amar, incorporar, mesmo que doa. O pleno bem estar vem de habitares-te a ti mesmo, e quanto mais te habitas mais habitações e paisagens consegues habitar.

Dar as boas vindas à festa!

E logo ela que diz adorar festas. É que só podes mesmo organizá-la, promovê-la e abrir aos convidados. O que acontece na festa não tens como adivinhar, apenas celebrá-la, incluir e aprender a dançar com os diferentes ritmos, estilos, intensidades. E continuar a dar as boas vindas.

E a festa começava sem que ela tivesse planeado. E as visitas apresentavam-se por todas as frentes. E se "Boas cercas, fazem bons vizinhos", ela precisava de conhecer os seus vizinhos para perceber como estavam as suas cercas.

Qual o melhor lugar para o test drive? A casa. As sementes sempre despontam. 

Ainda que a sua impetuosidade a levasse tantas vezes a desenterrar as sementes semeadas, antes que elas pudessem germinar, aborrecendo os jardineiros, dos quais depende.

Só por hoje vou respeitar o teu lugar, as tuas escolhas. E escutar-te em silêncio. E muda posso estar por fora, mas por dentro a tua agitação permite-me aceder à minha. E quando dou por mim já estou envolvida a responder-te, com esta energia honesta, acutilante, assertiva e muito pouco macia. E já me vou escutando e pouco a pouco também demitindo-se desse lugar que não é meu, que não me pertence. Quero assumir o meu lugar e poder reconhecer-te no teu.

Por enquanto, aqui estou. Aprendendo. Escutando-me, percebendo-me.

E hoje foi dia de iniciar a escrita pela jornada até aqui, de juntar as peças, de no cronograma do tempo, identificar a viagem da biografia. 

E da viagem das constelações, segue-se a da astrologia, pelos arquétipos, pela mitologia.

E reecontro-me nos traços da persona que revelam pistas sobre a energia essencial, o motor que a impele a abrir caminho, na aventura e descoberta do novo.

Diz que é líder.  E liderar é estar consciente, não só de suas próprias limitações, mas também das deficiências de seus seguidores. Aprender a antecipar, para os outros e para si mesmo. O orgulho muitas vezes "antecede a queda" ou resulta em energia desperdiçada.

E encontra-se nas palavras e nas definições que a descrevem sabiamente. Leva dentro o poder de motivar e inspirar os demais a acreditar em si mesmos, a acreditar que há luz no fim do túnel, a continuar sempre em frente, mesmo nos momentos mais negros da vida. E sabe que esta tradução está correta, porque se exercita diariamente como cobaia no laboratório experimental de aprender a viver.

E a prática, a disciplina requer a sua presença constante e treino e prática.... vai-se tonificando e refinando. 

Resta-lhe ir dando as boas vindas à festa e às visitas com ou sem hora marcada.

E se puderes recebe-te com flores.

Comentários