Opiniões em saldo


Nós adoramos opinar sobre tudo o que está à nossa volta... O estado do país, o futebol, a vida dos famosos,etc, etc. Somos políticos, economistas, psicólogos e até médicos muitas vezes.

Não é defeito, é feitio...Adoramos pôr cá para fora aquilo que pensamos sobre as coisas. Gostamos de dar a nossa opinião, muitas vezes de forma gratuita, outras até esperamos que no-la peçam. Mas o que é certo é que estamos sempre com a língua pronta para nos expressarmos sobre tudo o que nos envolve quer seja directa ou indirectamente.

Contudo, muitas vezes há, em que nos esquecemos ou não nos importamos com quem recebe a dita opinião lançada ao desbarato. Mas mesmo que nos importemos e que até tenhamos cuidado e delicadeza com a forma com que ditamos a nossa opinião ela irá surtir um efeito no receptor.

Mas preocupemo-nos para já com quem emite a opinião. Ela jamais pode ser isenta dos valores, padrões e preconceitos do emissor. Por mais distante que esteja do evento/ circunstância sobre a qual está a opinar irá sempre carregá-lo da sua experiência, da sua visão.

Por sua vez o receptor irá receber a mensagem consoante os seus próprios valores também e de acordo com a vulnerabilidade em que se encontra.

Opiniões há muitas, e algumas podem coadunar-se entre elas e outras até oporem-se. No fim o que importa não é o balanço dos prós e contras, mas a nossa própria opinião acerca das próprias experiências pessoais.

Somos nós que vivemos a nossa vida, não o amigo, o primo, a mãe ou o pai. Opiniões são necessárias com certeza para nos ajudarem a reflectir, a expandir os nossos horizontes e contrapor os nossos valores com outros. Mas no fim juntando a nossa consciência e verdade devemos agir de acordo com o que acreditamos e não com o que é bem e com o que é socialmente aceite, só para não ser apontada.

Posso falhar, é certo. E todas as opiniões dadas serem as acertadas. Mas se no momento da decisão a minha certeza era outra, certamente precisava de aprender por mim, passando pela experiência.

Opiniões são válidas. Sim. Apenas quando solicitadas. Não devem ser gratuitas só porque sim.Por pensarmos ser mestres em determinado tema.

E sim, opiniões não são mais do que o resultado das nossas experiências vividas e testemunhadas, pelo que são a visão do mundo, no momento presente.

Comentários

Enviar um comentário

Cuspidelas