Saber ser




Quem disse que tínhamos de saber tudo? Que tínhamos de ter tudo planeado? Queríamos tanto ter o controlo da forma como a vida se manifesta. Agora quero ir para a esquerda e depois para a direita, seguir em frente e fazer isto e mais aquilo... E a vida escapa-nos entre os dedos. São voltas que trocam as voltas às voltas. E o movimento é a surpresa a cada instante.

Criamos a nossa realidade, dizem. Cuidado com o que desejas, pois podes receber isso mesmo. Paradoxo. Então controla-se ou não se controla?

A minha crença diz-me que a energia que emanas é aquela que recebes em retorno. Quando traças um objetivo e trabalhas um sonho, algo que é de coração e que apenas a ti te diz respeito, o universo vai conspirar em teu auxílio. Contudo, a forma como se vai manifestar já é algo que te ultrapassa, não sabes, nem tens como controlar, o como. Apenas digerir e aceitar. E por vezes os planos que temos para nós são diferentes daqueles que a vida tem para nós, mas enquanto te mantiveres no caminho a vida encarrega-se de ir mostrando a estrada. Só tens de te manter em movimento, dando os passos na direção que achas a correta. Quanto maior for a abertura, maior a receptividade ao novo e mais atento estarás ao caminho para fazeres os desvios necessários e ires alinhando a direção à medida que novas perceções forem surgindo.

Acima de tudo, confia que os passos que estás a dar são os corretos. São os teus. E ainda que o trilho que possas ter tomado te tenha feito cair ou "atrasar", lembra-te que fizeste o que sabias e que teres feito esse trilho te deu uma lição, seja ela qual for. "Não há nenhuma folha que caia de uma árvore sem o consentimento de Deus", pelo que sê benevolente contigo no caminho que percorres. Mima-te, sempre. Afinal és a única pessoa com quem tens de conviver 24 sob 24horas. Que seja a melhor relação possível.

É sempre mais fácil compreendermos o outro que está fora de nós, sermos tolerantes, pacientes, condescendentes e amorosos. Se olharmos para o outro como espelho, porquê que não fazemos o mesmo conosco? Olhar em perspetiva é sempre uma grande apoio para facilitar o processo. Aconselho sempre a tratarmo-nos na 3ª pessoa, como um personagem fora de nós para que seja mais fácil olhar para dentro com desprendimento da situação e/ou emoção.

Apegamo-nos com facilidade ao que é dito e feito a nós. Aquela pessoa feriu-me, está a testar os meus limites e ficamos presos ao desconforto que nos fez sentir, quando na verdade o importante é permitir sentir essa emoção em nós sim, perceber que tocou e onde tocou. Magoou-me? Sim. Pôs em causa a minha segurança, fez-me sentir rejeitada. Entrar em contacto com este sentir mais profundo é mais importante do que a história que despertou tal sentir.  Sentir essa emoção com toda a minha pele, digeri-la para que no fim possa aceitá-la em mim. Confortar-me, perdoar-me e integrar em mim as partes em que me magoo e rejeito são os primeiros passos para libertar, aceitar e conviver bem com todas as emoções que surgem. Elas vão e vêm vestidas em cenários e histórias sempre diferentes, umas vezes para nos mostrar que o padrão que a despoletou se mantém e mantemos a mesma crença e vêm, sempre como oportunidades para nos transformarmos para melhor. Tudo vem para nosso bem, ainda que só o tempo ajude a clarificar isso, quando a consciência encontra lugar para se ver e sentir.

Todos nós temos a nossa essência e ela é igual. É Amor. As nossas habilidades e dons/ talentos podem ser distintos e servem para que possamos aplicar a nossa essência. A forma como nos apresentamos, a nossa personalidade é mutável, e a vida vai colocando as experiências e lições necessárias para irmos polindo o diamante bruto que somos.

Somos tão iguais,  mas por vezes,temos a ilusão de que somos tão diferentes, que a minha história é mais dramática do que a tua ou a tua sorte é melhor que a minha. Tu és mais do que eu. Quando na verdade só existe o lado a lado, ninguém está à frente nem atrás. Somos todos professores e alunos uns dos outros, nesta escola que é a vida. Umas vezes a apoiar, outras a desafiar e a contrariar, mas sempre a fazer o papel combinado ;)

Comentários