Passagem


Festividades. Carregam em si um simbolismo enorme quer nós lhes demos importância ou não. Estão impregnadas no inconsciente coletivo. Pessoalmente ainda que adore festas e celebrar estas festividades dão-me uma certa indiferença, ainda que as respeite e valorize. Não me tocam, não as vivo com profunda significância e valor. E também respeito isso em mim.

E sou essencialmente tocada pelas trocas de mensagens, de afectos e energia positiva que as pessoa trocam entre si, num espírito amoroso de desejar o bem ao próximo. Isso sim deixa-me um sorriso no rosto, os gestos, as palavras, a bondade que sai à rua nestes tempos. É contagiante.

E sim, também eu encontro espaço para refletir, para me expressar. E movida pelas memórias, pelos significados também eu falo de Páscoa. Desde miúda fui seguindo os rituais, acompanhando os textos bíblicos, a história de Jesus. A Quaresma, os 40 dias de preparação de Jesus para o seu destino. As provações, o "carregar da Cruz" até ao Calvário. A traição dos discípulos, o abandono,  as forças a falharem nos momentos de maior dor, quando Jesus pede ao pai por misericórdia, a rendição ao destino, o sacrifício, a morte e a ressurreição. A famosa procissão dos cavalos, onde participava em miúda vestida a rigor, acompanhando o Sr. Que levava a cruz durante toda a procissão e atrás os andores com a nossa senhora, a Madalena arrependida. E depois a procissão da noite com o funeral.

Memórias de muitas Páscoas vividas segundo a religião católica. Hoje procurando novos significados, encontro o simbolismo de Páscoa = passagem. E todo este ritual e história de Jesus, uma personagem que nos revela o expoente máximo da humildade, compaixão e amor deixa-nos a profunda lição do que é isto viver.  Viver no Amor e pelo Amor honrando a vida, eternizando-a.  E a vida é uma passagem não só porque um dia nascemos e noutro morremos e abandonamos o nosso corpo físico para ir para outro lugar, como também vivendo na forma vamos fazendo várias passagens, durante a nossa vida vivemos e morremos tantas vezes e voltamos a ressuscitar na mesma pele com nova vida é assim sucessivamente.

Tantas passagens, tantos caminhos. Tanta vida, tanta morte, tanto renascer. E que em cada renascer brote cada vez mais o Amor em mim e em nós. Que seja essa a lição de Jesus permanente, e que continua a ser proclamada até hoje. Que essa semente comece a dar frutos nos nossos corações.

Comentários