Ser livre



Ser livre! Tão bom. Um estado que vibra e ressoa cá dentro e com cada um de nós. O sentimento de liberdade. E ao mesmo tempo que é almejado tão dificil de atingir, dependendo do contexto onde estamos inseridos e pelo facto de se viver em sociedade, com regras e normas. A liberdade é também um conceito abstrato e depende da perceção do mundo de cada um.

Muitas vezes me acho livre outras presa ao que precisa de ser feito, às rotinas, aos prazos.... Enfim poderia se demorasse a reflexão desenrolar uma série de coisas. Mas o que é certo é que como estamos em piloto automático não se pensa nestas coisas. Só quando sentimos o rabo preso, a sentir-nos estrangulados é que o tema vem à baila, num sufoco de já não consigo respirar, e num grito de quero ser livre. E essa liberdade é pedida numa determinada área, naquela que despertou o sufoco, pois está claro.

E hoje veio-me o sentir de estar livre. Sentir-me livre, leve. Que pesos carregaria eu para que me sentisse agora livre? Visto que sentimos também por polaridade, pelo que o óbvio é se me sinto livre, alguma parte se sentia presa.

A corda bamba da vida faz-nos manter sempre em movimento para que possamos ter o equilíbrio. Se paramos caímos e se não convivemos com as emoções também corremos o risco de andar na corda  com maior desequilíbrio e esforço. Se somos suaves connosco, a caminhada também é suave.

E ainda que não tenha percebido que livre me sinto, o exterior valida através das circunstâncias. Para que os temas e os sentires venham à baila para bailar. Já me sentia livre, mas nunca lhe tinha dado nome, nem expressão até que sou devolvida à mim para que a consciência lhe dê expressão.

E sim há regras, há normas, rotinas... A liberdade está no peso que transfiro para o que me acontece, para a forma como lido. Como transformo em liberdade ou prisão. Onde me agarro e onde largo. Sempre que me apego aprisiono-me. Sempre que liberto, que me assisto apenas, sinto-me livre.

A liberdade é muito o estado de sentir o que escolho alimentar em mim como forma de como tudo o que posso para não morrer de fome ou deixa-me fazer dieta e escolher o que posso e devo comer para me nutrir. E tudo é alimento que vem para nutrir, tudo é digerível, são os alimentos que nos escolhem para que possamos ter a nutrição necessária para o nosso bem estar, ainda que venham alimentos que aparentemente parecem indigestos.

Comentários