Decisões




A arte de tomar decisões. Às vezes parece tão difícil outras tão fácil.
A verdade é que a nossa vida e o nosso dia desde que nos levantamos até nos deitarmos estamos sempre a tomar decisões. Pequenas decisões achamos por vezes, pois já está tão implementado na nossa rotina que nem as tratamos como tais.

Mas se refletirmos um pouco sobre esta questão de que quando nos levantamos temos de decidir o que vamos vestir, comer, qual o caminho que vou tomar para o trabalho, mesmo que seja o caminho habitual e seja sempre o mesmo. A decisão foi tomada. Como é que eu acordo, bem disposta ou mal humorada e como vou encarar o resto do dia, é uma decisão que é tomada. E todos os pequenos passos que dou durante o dia são compostos por decisões.

Mas afinal qual a grande questão quando nos vemos perante "uma grande questão" que precisa de uma tomada de decisão? As consequências, claro. Toda a escolha/decisão que é tomada tem um resultado, que podemos tentar medir, mas que no final do dia só na experiência/ vivência saberemos o real impacto.

E passamos o nosso dia a dia a fazer escolhas/ decisões de uma forma espontânea, muitas vezes inconsciente. Quando trazemos para a consciência que tudo são escolhas e decisões e que somos responsáveis pelas nossas ações, o peso da decisão fica mais consciente e consistente. Deixa de haver a pequena e grande decisão. Claro que há o impacto das decisões, mas apenas isso. Temos uma tendência humana de qualificar como grande, pequeno, bom, mau. E a realidade mostra-nos que há ação e resultado.

E atuamos sempre de acordo com o nosso momento presente, jamais poderia ser diferente. Ficamos muitas vezes presos nestas questões quando o resultado não vai ao encontro do que esperávamos e ficam os "ses", "se tivesse feito de outra forma teria outro resultado". Pois, sim, pois não. Fica na especulação sempre. A única coisa que poderemos retirar são as lições, as aprendizagens que recolhemos das experiências e com isso tornarmo-nos mais conscientes e alargar o nosso conhecimento.

A arte de decidir tem tudo a ver com consciência, estar presente em cada momento para que cada pequena decisão seja feita com presença. E aproximar pequenas e grandes decisões apenas para decisões.

Comentários