Inspirar



Hoje tive um desafio... Inspirar! Apenas coloquei esta intenção em mim e confesso que a levei mais no sentido de prestar auxílio a quem precisasse, estar atenta às pessoas e situações. Agora já o dia passado reflito sobre o tema e faço uma revisão rápida ao meu dia.

E aquilo que me vem é respiração e o ato de inspirar que me manteve e mantém viva. É o ar que puxo de fora para dentro para voltar a expulsar. E enquanto está dentro percorre-me numa fração de segundos até voltar a sair. Costumo dizer inspiro vida e expiro tudo o que já não me faz falta, liberto.

E nesta reflexão sim inspirei tanta vida hoje, nas palavras que recebi e nas palavras que dei em troca. Toquei e fui tocada e é algo que acontece e me acontece todos os dias. Mas hoje estive mais atenta a esta dinâmica que é intrínseca a mim e a cada ser humano. Chamam-lhe vida é estar vivo.

Por vezes andamos distraídos e não nos apercebemos tanto das dinâmicas, apenas isso. Quando me devolvem palavras como, admiro a tua coragem, és uma empreendedora, tens garra, tu consegues tudo, porque tens a força, a alegria e boa disposição, eu agradeço e reconheço que ainda preciso de ouvir estas palavras para reforçar o meu acreditar e me reconhecer. São as tais palmadinhas nas costas que sabem bem receber para nos sentirmos seguros, acolhidos e confiantes, os outros a reconhecerem em nós aquilo que ainda não conseguimos ver e assumir plenamente. Por isso inspiro com todo o carinho as mensagens que recebo.

Outra coisa gira, que é comum usarmos no nosso discurso é "aquela pessoa inspira-me", é um exemplo que me inspira a ser melhor, a fazer. E todos temos pessoas que nos inspiram, seja a mãe, o pai, o amigo, um líder, uma figura pública. O que é excelente. Termos modelos com que nos identificamos e que nos ajudam também a ver o que temos dentro e o que somos, mas que ainda não somos capazes de reconhecer em nós.

Não somos capazes de ver no outro o que não temos dentro. E nada está fora, tudo está dentro. O que vemos fora é o reflexo de como estamos dentro. E é tão bom quando refletimos para fora o que mora de mais puro dentro, tornamo-nos mais transparentes para que outros se possam ver através do nosso espelho e reconhecer quem são.

Que possa inspirar vida e expirar vida por todos os poros para que a respiração possa ser cada vez mais fluída e serena. Esse é o meu papel, o teu e de todos nós para que nos possamos olhar e reconhecermo-nos com os olhos do coração e contagiar.

Comentários