As professoras que encontramos no caminho




Há imagens que marcam.  Numa rua de mercadores, onde tudo se vende, a criatividade enche as ruas. Mas acima de tudo observar estas crianças e o espírito empreendedor cativa-nos.

Tantas vezes se enceta o caminho pela descoberta de talentos e pelo "propósito". O que se anda cá a fazer, qual o contributo. E tantas outras vezes se navega na exploração pelo ótimo, para que esteja pronto para ser apresentado e concretizado. E adia-se... pois ainda não está pronto.

E olho para a magnificiência destas crianças que apenas lutando pelo seu sustento usam o que têm e põem ao serviço. São os seus desenhos, o seu trabalho e empenho transformado no produto de venda. Aí está algo maior que as motiva, a sobrevivência, mas acima de tudo está o que têm, o que se já descobriram entretanto acerca de si mesmas - o talento em estado bruto, naive e o fazer permite que se desenvolvam, que cresçam e aprendam mais acerca do ofício de mercador. Mas acima de tudo têm a coragem de se mostrarem, com tudo o que são. E "coragem"  porque agem com o coração, seguem o seu instinto puro, move-lhes a vontade de viver, de serem autónomas.

O percurso faz-se à medida que se caminha, cada passo vai revelando o próximo e assim o caminho vai-se mostrando. Não se pode saber o caminho se ainda não o percorreste. E se estás preso no que ainda não chegou e no que já foi, não te consegues dar conta do passo que estás a dar e do caminho que aqui e agora se apresenta.

Então mostra "os teus desenhos" de momento, os teus talentos, sabendo que não são o resultado final, mas que revelam as partes que estão conscientes de momento, e isso é valioso, é grande, porque é uma expressão de ti.  Já tens em ti tudo, só precisas de ver, aceitar e valorizar. Não significando que sejas nem mais nem menos. A tua assinatura é única e essencial para o todo do qual fazes parte.

Recorda a tua inocência e aplica-a em tudo o que és e fazes, sabendo que és tu que tens que te reconciliar com o teu Valor, respeitando e amando as tuas partes.

Que a criança viva no adulto que és e possas ser @ melhor mercador@ de ti mesmo.



Comentários