Trans - formação



"Trans-", prefixo, além de, através de; "formação" o acto de formar, fundar, organizar, educar, instruir, conceber, imaginar.

Gosto de desconstruir, de perceber como as coisas são feitas, o que está para além de, quais as raízes, a proveniência. Gosto de palavras, de como se juntam, os diferentes significados que assumem, os contextos, as perceções, as perspetivas. A transitoriedade.

Ainda que a mudança seja uma constante ela pode ser em simultâneo tão subtil e invisível aos olhos, como tão flagrante que invade e penetra em todas as divisões da casa que habitamos. São momentos sucessivos de instantes impactantes que se tornam eventos e acontecimentos que alteram representam uma viragem, a viragem de um padrão, de uma forma de estar, pensar, sentir, agir. Uma erupção que altera o meio ambiente.

Quanto mais vigilantes estamos, mais consciente se torna a perceção da mudança que ocorre, assim como nos podemos tornar agentes ativos no processo. A todo o momento captamos impressões,  identificações que se vão instalando nos arquivos da memória e vamos moldando e formando-nos de acordo com o que vamos recebendo consciente e inconscientemente. E há que ir para além dessa formação, também. Trans-formar. Des-formatar para encontrar a liberdade de sentir, ampliar o leque de possibilidades,  para que o poder da transformação, de criar através das formas e a imaginação possa ser também expandida. É pegar nas formas e conferir-lhe novos sentidos, é a alquimia de criar uma nova forma, sabendo que o processo de criar é o que anima a própria vida e lhe acrescenta sentido.

O impacto da transformação que te entra pela casa adentro é o convite, é o re-acordar do que é a existência e para que vieste. Recebe-a, aceita-a para que seja harmoniosa a tua relação com ela.

Comentários