ComPressas



Tinha estabelecido o compromisso consigo de escrever diariamente durante 9 meses aqui no Cuspos. E até ao Solstício tudo corria de vento em popa, até que começa a perceber que o máximo que conseguia repor era 2 dias para trás. Então ou escrevia no dia o que lhe vinha na alma ou seria para esquecer o esforço de voltar atrás.

E o compromisso esse não foi à vida. Não se tinha demandado à rebeldia e à indisciplina, mas pelo contrário tinha-se tornado mais devota da VIda. E ela pedia-lhe que a vivesse instante a instante de acordo com as regras ditadas por Ela.

A menina que escreve, o corpo que se movimenta e comunica apenas para cumprir a Vontade com a Bondade da expressão que se quer cumprida, ouvida, vista. E que liberdade!

A liberdade do vento que atravessa a casa e escancara as janelas e faz voar as folhas soltas na mesa e fechar a porta de rompante provocada pela corrente de ar. A força do mar que irrompe na sua onda e a empurra e a faz cair no seu regaço. Brincalhona! E o Sol, ah o Sol que vai dourando docemente, quente, fá-la escorrer da sua própria água para refrescar suavemente a sua pele. E dessa forma cumprimenta-a, dá-lhe calor e colo, abrindo a sensualidade escaldante como só mesmo ele gosta de oferecer. E os pés caminham descalços na terra,a acaraciando os picos que se apresentam e arrefecendo o quente que escalda os pés. E por vezes é mosaico branco, fresco que refresca os pés descalços, outras areia brilhante da praia, outras chinelos de solas distintas que temperam o andar e a ternura com que caminho.

As compressas que a cada instante a vida oferece e me dou em cada decisão e escolha que faço. E se ontem compromisso estabeleci. Hoje reviso-o.... acabaram-se as compras omissas. Ficam os sonhos, as intenções, a estratégia, a ética... mas acima de tudo a flexibilidade, a organicidade proposta pelo fluxo do devir, para que aí me vá ajustando e aprendendo. E escutando os ciclos da natureza em mim.

Hoje escrevo. Apeteceu-me.

Será essa a minha comPressa, sem pressa. Poder escutar momento a momento que cuidados preciso, como lavar o corpo e hidratá-lo. E não só da pele falo, mas das minhas emoções, pensamentos e energia.

Que possa saber cada vez melhor as compressas que me preciso dar.

Comentários