A força da bondade

Do que fala a bondade?

Perante outro ser humano sê humano. E hoje sou parada na rua, quase no meio da estrada por uma rapariga que me reconheceu, ainda que dela não tivesse memória. Emocionada, quis partilhar a sua história e dor. Atónita, detive-me, apesar da pressa e do tempo contado que tinha. Naquele momento o tempo parou para mim, deixou de existir. Estava perante o campo de dor de outro ser humano. E sem julgamento escutei-o e também me reconheci. Também em algum momento me senti injustiçada, humilhada, traída e reconheci em mim aquelas lágrimas.

Não importa a veracidade da história, quem tem razão... é a forma como vivemos e experienciamos a narrativa que nos faz entrar em contacto com as emoções que precisamos de acolher.

E é preciso desenvolver a bondade, a força da bondade consigo próprio para sustentar os próprios pés. E que o caminhar seja leve, solto. E a coragem é de querer parar a guerra.

A valentia de reconciliar com o inimigo que te habita e oferecer-lhe flores. Não julgar o seu choro, os gritos, a revolta, as gargalhadas, a frustração, a zanga. São actos de bondade que podes ter contigo e à medida que vais sendo para ti, vais desenvolvendo para os demais.

É uma decisão que se toma diariamente de fazeres a paz contigo. E é o maior gesto de bondade e amor que te podes dar... e a seguir vai observando as flores que o caminho te vai oferecendo.

Os espelhos que te vão sendo oferecidos, como reages a eles, como os recebes.... e tantas vezes sabemos que eles não são fáceis, que nos contrariam, se opõem, nos repelem. 

E também quando refletem a nossa generosidade e bondade temos dificuldade em olhar e reconhecer, que também somos assim grandes e luminosos.

É que a bondade já está... à espera que a vejas, a recebas e te fortaleças com ela. Que sejas human@ contigo. 

Comentários