Deixa-te inspirar

"Desta noite que me cobre
Negra como um poço de borda a borda
Eu Agradeço a quaisquer deuses que hajam
Por minha alma inconquistável

Na cruel garra da circunstância
Eu não recuei nem gritei
Sob os golpes da sorte
Minha cabeça está ensanguentada mas não curvada

Além deste lugar de fúria e lágrimas
Surge apenas o horror da sombra
E ainda com a ameaça dos anos
Encontra, e há de encontrar-me, sem temor

Não importa quão estreito o portão
Quão carregado de punições o pergaminho
Eu sou o mestre me meu destino
Eu sou o capitão de minha alma." 

William Ernest Henley

O poema que acompanhou Nelson Mandela durante 27 anos na prisão. Hoje foi dia de rever o filme "Invictus", inspirado na vida de Mandela durante o mandato pela África do Sul.

O impossível somos nós. As nossas crenças, as desculpas, os medos. A força da vontade, a persistência, valorizar o potencial e os recursos que nos habitam é o essencial para deixar que o nosso brilho ilumine.

Precisamos recordar. Inspirar-nos em modelos que foram para além do aparente impossível e o transpuseram. Fizeram acontecer. Os limites servem de balizas, mas também para serem expandidos e alargados.

Abrir-nos à alma que nos habita para que ela se manifeste e lidere. Pô-la ao comando. Inspira-me modelos como o Nelson Mandela que se superou a si mesmo. O corpo pode estar encarcerado entre quatro paredes, mas enquanto houver poesia, inspiração e motivação para continuar, a liberdade não nos pode ser roubada. Ela é uma conquista que se vai fazendo à medida que nos abrimos. E os mestres do caminho são faróis que nos recordam que também nós somos faróis de luz.

Não importa quantas derrotas, quantas sombras, quanta maldade, quantos enganos.... estamos sempre a tempo de construir um novo presente e futuro. Deixar ir o passado. Perdoar e reconciliar para prosseguir. 

Podemos sempre ser e fazer melhor. Somos humanidade, a grande família que se vai encontrando e reunindo e recordando que é paz e amor. Todos prosseguimos uma meta comum, o encontro do bem-estar e felicidade. Traduzido com narrativas diferentes e coisas diferentes, mas encontramos as emoções comuns de alegria, gozo, desfrute, amor, partilha, convívio.

Somos seres emocionais e sociais. Precisamos de comunidade, de nos sentirmos pertença e livres para expressarmos a autenticidade.

E temos tantos líderes que foram espalhando o seu sonho, sendo o exemplo do mundo que queriam ver aqui. A maior contribuição de vida que podemos cá deixar, inspirar através do que faz vibrar o nosso ser. 

Não o que é esperado, o que é bonito, o que acho que pode funcionar para ser bem sucedido. Deitar abaixo as definições e os conceitos do correto e do errado e seguir o centro do peito. Se nos expressarmos a partir do chackra do coração colocamos as lentes do amor e da compaixão. E simplesmente confiamos.

É deixares-te inspirar pelo capitão da tua alma.



Comentários